Pierre-Joseph Proudhon (1809 ~ 1865):

" Que nos falta para realizarmos a obra que nos foi confiada? Uma só coisa: A prática revolucionária!... O que caracteriza a prática revolucionária é que ela já não procede por pormenor e diversidade, ou por transições imperceptíveis, mas por simplificações e por saltos."

.....................

domingo, 13 de fevereiro de 2011

a filiação de proudhon [01]

por Daniel Colson*

Como a maioria dos outros teóricos do anarquismo (Godwin, Coeuderoy, Dejacque ou Bakunin, por exemplo), Proudhon não escapa do desprezo ligado à aparente excentricidade de suas idéias — mas também a modos de agir e de situar-se no mundo — despreocupadas com as formas e convenções capazes de mascarar sua originalidade.

No entanto, a esse descrédito comum, Proudhon acrescenta uma má e estranha reputação (devida sem dúvida à importância e ao caráter durante muito tempo enigmático de sua obra) que não apenas reforça as razões para não lê-lo, mas principalmente para dizer ou repetir despropósitos a seu respeito.

Por exemplo, e para citar somente o lugar comum mais extravagante, que ele seria “o pai do anti-semitismo moderno”.[1].

Entretanto, o interesse contraditório e, por um longo período, inconcluso por seus escritos — de Elie Havély a Georges Gurvitch, passando por Leon Brunschvicg ou o durkeiniano Célestin Bouglé e o inclassificável Georges Sorel — basta para mostrar a força e a importância de uma filosofia que apenas o ressurgimento libertário destes últimos anos, e a aparição de um pensamento contemporâneo dito “pós-moderno”, finalmente tornou perceptíveis.

segue...

* Professor de Sociologia na universidade de Saint-Étienne, membro da livraria libertária La Gryffe de Lyon, autor de Petit lexique philosophique de l’anarchisme.De Proudhon a Deleuze. Paris, ed. Le Livre de Poche, 2001 e Trois essais de philosophie anarchiste, Islam, Histoire et Monadologie. Paris, ed. Léo Scheer, 2004.

** Revista verve, nº. 9: PUC/ São Paulo, págs. 23-29, 2006

nota:

1 - Pierre Birnbaum, Le Monde, de 18 de janeiro de 1987; Roger Pol-Droit, Le Monde de 12 de setembro de 2003, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião é sempre bem vinda...