Pierre-Joseph Proudhon (1809 ~ 1865):

" Que nos falta para realizarmos a obra que nos foi confiada? Uma só coisa: A prática revolucionária!... O que caracteriza a prática revolucionária é que ela já não procede por pormenor e diversidade, ou por transições imperceptíveis, mas por simplificações e por saltos."

.....................

terça-feira, 19 de outubro de 2010

colóquio

Pierre-Joseph Proudhon:

O que é a propriedade?


No dia 22/10, Sexta-Feira, às 17:30


No Laboratório de Geografia Humana, Sala 19, IC II, 2º andar, UFES.

Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865) : Camponês, artesão, proletário, autodidata. Filósofo, Economista, Sociólogo, Historiador, Pedagogo. Foi ao mesmo tempo pai do anarquismo, do socialismo científico, da economia política socialista e da sociologia moderna, bem como do mutualismo do sindicalismo revolucionário, do federalismo e dessa forma particular de coletivismo hoje conhecida como autogestão. Fundador teórico da Economia Solidária. Foi o primeiro a entrever profeticamente os descaminhos do "socialismo" autoritário, estatal e dogmático.

Proudhon

Prezados,

Neste dia [22/10] haverá um colóquio sobre o pensador libertário Pierre Joseph Proudhon, no CA de Geografia na Ufes, creio que às 18h.

Proudhon além de filósofo, economista e tipógrafo francês, anteriormente chegou a ser um deputado da Assembléia Nacional, se não me engano... sendo encarcerado (1849-1852) por Luís Napoleão
(Luís Bonaparte ou Napoleão III) devido às suas críticas ao autoritarismo deste (mais tarde, Napoleão III deu um golpe de Estado contra a República Francesa e instaurou o Império, dando origem a uma aberração ou Leviatã conhecido hoje como Estado Bonapartista, nos clássicos da Ciência Política).

Proudhon além de escrever "O Que é Propriedade? Pesquisa sobre o Direito e do Governo" (1840),
escreveu obras como "Sistema de Contradições Econômicas, ou a Filosofia da Miséria" (1846), "A Idéia Geral da Revolução no Século XIX" (1851) e "Do Princípio Federativo" (1863).

Proudhon é um dos pensadores clássicos no entendimento de categorias como oFederalismo Libertário e na crítica à idéia de Propriedade (Teorias da Propriedade), inclusive dentro de uma acepção no âmbito do Direito.

Suas concepções sobre Associações de Trabalhadores ou Cooperativas, Banco Operário e Cooperativas de Crédito, Autogestão e Mutualismo são muito interessantes.

Não perco essa palestra nem fodendo, espero que o colega aborde todos esses tópicos, dentre outros...

Atenciosamente,

Vinícius

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião é sempre bem vinda...